5 de set. de 2008

Dia do biólogo

A profissão de Biólogo foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979, por causa disso, essa data foi instituída como o Dia do Biólogo. Muitas pessoas ainda não sabem como trabalham esses profissionais e a importância deles para a sociedade. Por ser uma profissão considerada relativamente jovem e, de certa forma, muito ampla, o profissional biólogo ainda vem ocupando novos papéis na sociedade e sua importância vem crescendo na medida em que as demandas ambientais também aumentam.

Biologia é a ciência da vida. Esse termo surgiu na Alemanha, em 1800 e foi popularizado pelo naturalista francês Jean de Lamarck, com a finalidade de reunir um número crescente de disciplinas que se referiam ao estudo das formas vivas. Subdivide-se em matérias hierarquizadas, com base na molécula, na célula, no organismo e na população. De acordo com este critério, podemos considerar as seguintes disciplinas: a biologia molecular, a biologia dos organismos, que compreende a biologia do desenvolvimento, fisiologia, neurofisiologia e etologia e a biologia das populações, que inclui o estudo da evolução, genética e ecologia.

De forma geral, podemos dividir os profissionais nos que dedicam à licenciatura e nos que se dedicam a outras atividades nas áreas ambiental/ecológica ou nas áreas biomolecular/genética.
No primeiro caso são professores e professoras atuando desde o ensino fundamental até cursos de pós-graduação, alguns acumulando nas universidades funções de professores-pesquisadores, exercendo atividades de pesquisas em temas diversos, orientando alunos e gerando conhecimentos, muitos deles de grande aplicabilidade e importância.

Os profissionais não ligados ao ensino podem estar trabalhando nas mais diferentes funções, exercendo atividades de pesquisa com animais, plantas, células, estudando novos medicamentos, testando produtos, trabalhando com genética, como executivos em empresas, em seus próprios negócios, fazendo estudos ambientais para pequenos ou grandes empreendimentos, trabalhando em órgãos licenciadores, como Fepam ou prefeituras ou como consultores autônomos.

De qualquer forma, todos nós, biólogos, temos um compromisso que assumimos ao escolhermos essa profissão que, de maneira resumida, é o de zelar por todas as formas de vida do planeta, assegurando, de alguma forma, sua sobrevivência. Assim, o biólogo compromete-se a trabalhar de maneira íntegra, honesta e ética, sempre respeitando a legislação ambiental.

A Secretaria de Meio Ambiente gostaria de parabenizar a todos os biólogos e biólogas de Venâncio Aires e desejar a todos que continuem a trabalhar honestamente e com ética para que tenhamos uma cidade mais harmônica e cada vez mais consciente.

Nenhum comentário: