8 de abr. de 2008

A Inter-relação entre Saúde e Meio Ambiente

No dia 07 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde. Você leitor deve estar se perguntando: Porque falar desta data na coluna da SEMMA? Deve estar pensando: Esta coluna não era para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente? Pois sim, esta trata de temas que envolvem a natureza. Ocorre que, embora muitas vezes não percebamos, saúde e ambiente são termos que se inter-relacionam profundamente.
Para entendermos melhor qual a relação entre ter um ambiente equilibrado e ser saudável precisamos lembrar que nós, os seres humanos, somos parte da natureza, afinal temos contato com plantas e outros animais, respiramos, bebemos água, somos parte da teia alimentar etc... Sendo assim somos afetados por tudo que ocorre no meio ambiente.
Entretanto não basta saber que o homem faz parte da natureza, para saber a razão pela qual meio ambiente e saúde estão ligados. É preciso conhecer que algo afeta a natureza quando prejudica o pleno desenvolvimento dos seres vivos, ou seja, a natureza só esta bem se todos seres vivos, inclusive o ser humano, se desenvolverem de maneira integral. E é claro que algo que prejudica nossa saúde não teremos desenvolvimento pleno.
Já sabemos, portanto como o desequilíbrio ambiental atinge a saúde humana, mas, para ficar mais claro vamos aos exemplos práticos: o lixo, a poluição das águas, do ar e do solo são os fatores que mais atingem a saúde humana.
Se jogarmos o lixo orgânico em qualquer lugar este se decompõe, produzindo bactérias e outros microorganismos que podem causar doenças, além, de atrair vetores que podem causar zoonozes. O lixo seco também tem que ser destinado corretamente para não acumular água que pode ocasionar dengue e outras doenças. Além disso, o lixo também entope bueiros o que ‘transforma’ pequenas chuvas em grandes enchentes e estas, todos sabem, causam muitas enfermidades. Estas são só algumas das muitas maneiras que os nossos resíduos podem causar problemas para o homem.
Quando poluímos as águas tomamos esta poluída, o que obviamente causa inúmeras doenças, muitas pessoas poderão dizer que a água é tratada e, portanto não irá causar problemas... mas, mesmo que a água em si não nos traga doença, o peixe que vive em água poluída na maioria das vezes adoece e comendo-o adoeceremos também.
O ar poluído causa problemas respiratórios, cânceres, desmaios etc... O tipo de doença, bem como sua gravidade vai variar de acordo com o tipo e a quantidade do poluente presente, mas toda poluição do ar, mesmo que pequena, vai causar alguma enfermidade ao homem.
Um solo poluído não tem condições de produzir alimentos ou se os produzir estes serão contaminados o que afeta ao homem.
Pensando deste modo percebemos que preservar o meio ambiente não é só proteger as matas, os animais, as águas, o ar etc... Preservar o ambiente é proteger a saúde humana.
Sendo assim o que tivemos para comemorar no Dia Mundial da Saúde? E o que vamos fazer para ter mais para comemorar o ano que vem?

(Thaís Brum - Estagiaria SEMMA- Acadêmica de Eng. Ambiental)

Nenhum comentário: