5 de jun. de 2007

Marionetes



As oficinas de marionetes foram um sucesso. Mais de 50 pessoas participaram da atividade e poderão multiplicar a técnica em suas escolas. Para a confeção dos passarinhos foram utilizados materiais reaproveitados e papel machê. O papel machê é uma técnica simples que reaproveita papel jornal e pode ser usada para a confecção de peças, máscaras, objetos de decoração, marionetes e o que mais se quiser criar. Depois de secas, as peças podem ser lixadas e pintadas. Aí vai a receita:
1 jornal (do tamanho da Folha do Mate)
250g de cola branca (cascorez)
grude (cozinhar 4 colheres de amido de milho em dois copos de água até engrossar, pode ser feito com farinha de trigo ou polvilho)
talco industrial (para endurecer)
Deixamos o jornal de molho no dia anterior com uma colher de sopa de sabão em pó. para melhorar a qualidade podemos misturar a receita 20 filtros de café (usados e lavados) picados e batidos no liquidificador, coar e espremer para tirar toda água (espremer com um pano). O jornal também deve ser coado e espremido. Misturamos a cola, o papel e o grude. Acrescentamos o talco até adquirirmos a consistência desejada (uma massa uniforme que possa ser modelada).
Material fornecido pela Oficina de Bonecos.
Bom trabalho!

Nenhum comentário: